O que é o Google Workspace? O Google Workspace, anteriormente conhecido como G Suite, é um pacote de aplicativos e ferramentas de produtividade e colaboração baseada em nuvem desenvolvido e oferecido pelo Google. Ele inclui uma série de serviços populares e bastante utilizados, como Gmail, Google Drive, Google Calendar, Google Docs, Google Sheets, Google Slides, Google Meet, e muitos outros. O Workspace é projetado para facilitar a comunicação e a colaboração em equipe, oferecendo um ambiente integrado e seguro para empresas de todos os tamanhos. Se você está começando a usar o Google Workspace ou precisa configurar e-mails para o seu domínio, este guia vai te ajudar a entender tudo o que você precisa saber. Principais Recursos do Google Workspace Benefícios do Google Workspace O Google Workspace é gratuito? Não! Ao contrário da maioria dos aplicativos do google como o Gmail por exemplo, que possui um espaço de armazenagem gratuito para utilização, o Google Workspace é um serviço pago. Os preços do Google Workspace variam dependendo do plano escolhido e das necessidades específicas da empresa. A seguir, estão os preços e características dos planos básicos, válidos para o mês de julho de 2024: Business Starter Business Standard Business Plus Enterprise Os valores podem variar por região e podem estar sujeitos a alterações. Recomendamos verificar diretamente no site do Google Workspace para obter as informações mais atualizadas e específicas para a sua localidade. Como configurar e-mails com seu próprio domínio no Google Workspace Configurar emails externos, ou seja, emails com seu próprio domínio, no Google Workspace não é um processo tão simples, mas também não é tão complexo assim. Siga os passos abaixo: Passo 1: Adquirir seu Domínio Se ainda não tiver um domínio, você precisará adquirir um. Isso pode ser feito através de registradores de domínio como GoDaddy, Namecheap, Google Domains ou, ainda, no caso de domínios .com.br no registro.br. Passo 2: Crie uma Conta no Google Workspace Passo 3: Verificar o Domínio no Google Workspace Passo 4: Configurar Registros MX *A HostMeta utiliza o painel de gerenciamento chamado DirectAdmin que é bastante intuitivo. Após fazer o login, digite na barra de pesquisa DNS e clique no link Editor de Zona DNS. Passo 5: Criar Contas de Email Passo 6: Configuração do Cliente de Email Se você ou seus clientes desejam usar um cliente de email (como Outlook ou Apple Mail), siga estas etapas: Configurações de IMAP e SMTP: Autenticação: Use seu endereço de email completo e senha do Google Workspace. Outros Ajustes e Recursos Configuração de Aplicativos Adicionais: Gerenciamento de Usuários e Segurança: Dicas Úteis Considerações Finais O Google Workspace é uma ferramenta poderosa para melhorar a colaboração e a eficiência em sua organização. Com recursos robustos e segurança de ponta, ele pode transformar a forma como sua equipe trabalha. Configurar e-mails com seu próprio domínio pode parecer complicado, mas seguindo estes passos, você pode garantir que sua configuração seja feita corretamente e que todos os membros da sua equipe possam começar a usar o Google Workspace com facilidade. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de assistência adicional, entre em contato com o suporte do Google Workspace ou procure mais informações na Central de Ajuda do Google Workspace.