Tendências de Design Web para 2024

tendencias

Tudo está em constante evolução e o mundo do design web não é exceção. Com o avanço das tecnologias, os designers estão procurando encontrar novas maneiras de criar experiências online mais imersivas e interativas para cativar o usuário e fazer com que ele passe mais tempo navegando em seu site, e essa não é uma tarefa fácil.

Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) estão começando a se integrar no design web, proporcionando experiências que vão além da tela. Sites de e-commerce, por exemplo, estão usando RA para permitir que os usuários visualizem produtos em seus próprios espaços antes da compra, melhorando a decisão do consumidor e aumentando as taxas de conversão.

Porém, essa opção, além de bastante custosa para o desenvolvimento propriamente dito, depende do internauta possuir equipamentos e óculos especiais para poder visualizar o conteúdo de forma adequada o que acaba por limitar o alcance do site, dessa forma, apesar de ser uma tendência, acreditamos que levará alguns anos para que essa tecnologia consiga se estabelecer e para que possamos ver mais e mais sites com RA e RV.

Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina

A Inteligência Artificial (IA) e o Aprendizado de Máquina estão tornando os sites mais inteligentes. Chatbots alimentados por IA podem oferecer um atendimento ao cliente personalizado, enquanto algoritmos de aprendizado de máquina podem personalizar o conteúdo do site com base no comportamento do usuário.

Apesar do aumento significiativo do poder das IA’s e da utlização de chatbot’s, aqui na HostMeta, ainda estamos optando pelo atendimento humanizado porque acreditamos que cada cliente é unico e suas dúvidas e necessidades não devem ser tratadas com respostas padronizadas porém a adoção desse tipo de tecnologia de forma massiva é inevitável a médio prazo.

Design Inclusivo e Acessibilidade

O design inclusivo está se tornando uma prioridade, com um foco crescente na criação de sites acessíveis para todos os usuários, independentemente de suas habilidades o que inclui versões diferentes do site com uso, por exemplo, de contrastes de cores adequados, tipografia legível, navegação intuitiva e foco em conteúdo ao invés de designs elaborados.

Layout Responsivo

Impossível falar sobre webdesign e não comentar sobre layouts e designs responsivos que, resumidamente, baseia-se na ‘habilidade’ de seu site adaptar-se automaticamente aos diferentes tamanhos de telas e dispositivos dos usuários (computadores, smartphones, tablets, etc.).

Se o seu site demora para carregar ou carrega tudo errado independente de como ele está acessando, esse será um cliente perdido.

tendencias
blank

Animações Avançadas e Microinterações

As animações avançadas e microinterações continuam a ser uma tendência popular, oferecendo aos usuários feedback visual e melhorando a experiência do usuário para sites com foco em entretenimento. Para sites e blogs com foco em conteúdo e informação, essas tendências devem ser usadas com moderação para não sobrecarregar o usuário ou afetar o desempenho do site e também para não tirar a atenção do usuário no que realmente importa, que é o conteúdo.

Velocidade e Desempenho

A velocidade do site permanece crucial para a retenção de usuários. As novas tecnologias estão ajudando os designers a criar sites que carregam rapidamente, mesmo com elementos visuais ricos, graças a técnicas como ‘lazy load’ e compressão de imagens.

A utilização de plataformas de desenvolvimento de site atualizados e servidores de hospedagem otimizados é essencial. Na HostMeta, somos especialistas em wordpress e desenvolvimento com Elementor, softwares que estão presentes em mais de 60% de todos os sites da internet.

Possuem essas plataformas possuem comunidades com milhares de usuários, programadores e desenvolvedores ativos que buscam essas soluções para entregar cada vez mais melhores serviços.

Conclusão

As tecnologias emergentes estão definindo o futuro do design web. Ao adotar essas tendências, os designers podem criar sites que não apenas parecem ótimos, mas também oferecem uma experiência de usuário excepcional. À medida que avançamos para 2024 e além, podemos esperar ver mais inovações que continuarão a transformar a paisagem do design web.

Compartilhe nosso conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
A equipe da HostMeta está disponível para ajuda-lo!
//
Suporte Técnico (Exclusivo para Clientes)
Lucas
Disponível
//
Atendimento (Dúvidas Gerais e Pré-Venda)
Julia
Disponível