Nos últimos anos, o aumento da dependência da internet para uma variedade de serviços e atividades trouxe consigo uma série de oportunidades para criminosos virtuais. Um dos golpes, que não é novo e acontece todo ano, é o “Golpe da Hospedagem”.
O Golpe da Hospedagem é uma fraude que visa proprietários de sites, blogs e empresas que possuem presença online. Os criminosos virtuais se aproveitam da crescente demanda por serviços de hospedagem na web e oferecem supostas ofertas de hospedagem que, inclusive, podem nem ser tão atrativas assim.
Os golpistas costumam criar sites e anúncios falsos que parecem legítimos, com informações sobre planos de hospedagem, por vezes baratos e vantajosos e fazem envio em massa de boletos físicos ao endereço das pessoas e empresas. Desavisados, os proprietários de sites caem na armadilha e acabam pagando o boleto que, geralmente, não apresentam os dados da empresa e nenhuma forma de contato.
Envio de boletos não solicitados
De acordo com o Projeto de Lei 2243/19 que tramita no Congresso Nacional desde o ano de 2019, proíbe o envio de boleto de cobrança relacionado à oferta de produto ou serviço que não tenha sido solicitado pelo consumidor. O descumprimento da norma, inclusive, sujeita o infrator às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.
O problema é a dificuldade do consumidor de identificar o emissor do boleto. Os bancos emitentes (ainda) não são responsáveis por esse tipo de cobrança e só informam os dados do detentor da conta através de ordem judicial, o que acaba inviabilizando a abertura de um processo já que os custos advocatícios e de todo o sistema jurídico Brasileiro acaba sendo muito maior do que qualquer indenização ou recuperação do pagamento efetuado.
Mesmo quando o consumidor consegue identificar algum contato da empresa (como o nome e website, por exemplo) o mais comum é que eles simplesmente desaparecem, deixando os proprietários de sites com prejuízos financeiros e frustração.
Como se Proteger
Proteger-se contra o Golpe da Hospedagem requer vigilância e atenção aos detalhes. Aqui estão algumas dicas importantes para evitar cair nesse tipo de golpe:
Pesquise a Empresa de Hospedagem: Antes de assinar qualquer contrato de hospedagem ou efetuar qualquer tipo de pagamento, pesquise a empresa cuidadosamente. Verifique se ela possui um histórico sólido e se há avaliações positivas de clientes genuínos.
Desconfie de ofertas “muito boas para serem verdade“: Se uma oferta parecer muito barata em comparação com a concorrência, desconfie. Golpistas frequentemente usam preços baixos para atrair vítimas.
Atenção às informações do boleto: Observe atentamente o boleto recebido. A grande maioria das empresas de hospedagem sérias possuem CNPJ e enviam suas cobranças de forma virtual, por email; quase nunca boleto de forma física.
Para os boletos físicos verifique ainda a presença de termos como:
- PAGAMENTO OPTATIVO
- PAGAMENTO FACULTATIVO
- BOLETO NÃO PROTESTÁVEL
Estes termos são fortes indícios de fraude/golpe
Use um Serviço de Hospedagem conhecido: Opte por empresas de hospedagem respeitáveis e conhecidas, assim como a HostMeta que atua na área há mais de 17 anos. e que estejam consolidadas no mercado, mesmo que os preços sejam um pouco mais altos. Isso reduzirá o risco de cair em golpes. Você pode pesquisar suas redes sociais, o CNPJ através do site da Receita Federal e/ou ainda pesquisar no site do Registro.br a data de registro do domínio e o responsável pela empresa.
Mantenha-se Informado: Esteja atualizado sobre os golpes mais recentes na internet e compartilhe essa informação com outras pessoas. A educação é uma das melhores maneiras de se proteger contra fraudes online.
O Golpe da Hospedagem e o Envio de Boletos Não Solicitados são apenas exemplos de como os criminosos virtuais estão sempre inovando para enganar as pessoas online. A prevenção é a chave para evitar cair nesses golpes, e a vigilância é fundamental. Ao seguir as dicas fornecidas neste artigo, você pode proteger-se contra essas tentativas fraudulentas e manter seu dinheiro e informações pessoais seguros.
Lembre-se sempre de que a prudência na internet é a melhor defesa contra golpes cibernéticos.