4 coisas que a maioria das pessoas não sabe sobre hospedagem de sites

Business vector created by studiogstock - www.freepik.com

Quando você pensa em divulgar sua empresa ou seu negócio na internet, geralmente se concentram em conteúdo, web design e nome de domínio, mas não em onde seu site irá ser hospedado.

Independentemente disso, praticamente tudo o que vemos online – incluindo o site da HostMeta, tweets, memes, redes sociais e jogos online – estão todos em um servidor mantido por indivíduos e empresas para que possamos acessá-los. Hospedagem na Web é realmente um elemento vital, mas praticamente invisível, da nossa experiência online.

Se você deseja colocar seu site online precisa conhecer alguns aspectos básicos da hospedagem na web com os quais é bom se familiarizar antes de decidir qual caminho seguir. Aqui estão cinco das coisas que a maioria das pessoas não sabe sobre hospedagem de sites.

Photo by Designecologist from Pexels
Photo by Designecologist from Pexels

Os tipos de hospedagem podem diferir muito um do outro

Se você passar alguns minutos no site de um host, notará termos como compartilhado, VPS, dedicado, nuvem, revendedor e outros. Esses são tipos diferentes de hospedagem na web, e cada site poderá necessitar uma solução diferente.

A maioria dos hosts da web oferece hospedagem compartilhada, que é o tipo mais barato de hospedagem na web. Hospedagem compartilhada significa que você compartilha os recursos de um servidor com vários outros sites. Para pequenos e médios negócios, este é o serviço ideal já que o custo é bastante acessível.

Para empresas maiores que têm um volume de tráfego realmente significativo (10 mil visitas diárias, por exemplo) o ideal é considerar a utilização de um VPS ou hospedagem dedicada que possuem recursos de servidor específicos e exclusivos.

O VPS (sigla em inglês para Servidor Virtual Privado) é uma versão da hospedagem compartilhada mas cujos recursos são compartilhados com uma quantidade pequenas de sites um único servidor. Já no caso da hospedagem dedica, um único servidor aloja um único site e, por este motivo, os custos são bem mais elevados.

Os planos de hospedagem divulgados e comercializados pela HostMeta foram definidos em hospedagem compartilhada porém temos parcerias específicas tanto para utilização de VPS quanto para Hospedagem Dedicada. Se o seu negócio precisa utilizar recursos exclusivos, entre em contato conosco.

Photo by panumas nikhomkhai from Pexels
Photo by panumas nikhomkhai from Pexels

taxa de transferência de dados

A taxa transferência de dados é um dos pontos mais importantes quando se fala em recursos de uma hospedagem web. O valor informado pelas empresas de host significa a quantidade, ou a quantidade real, de informações que são usadas durante um período específico – geralmente um mês, ou seja tudo que passa pelo seu domínio: visitas, emails enviados, emails recebidos, etc.

Dessa forma, é importante que você considere a expectativa de visitação e utilização de emails antes de escolher o melhor plano de hospedagem para o seu site. Aqui na HostMeta a gente sempre recomenda um plano mais básico para iniciar e caso seu site tenha necessidade de mais recursos você sempre pode mudar de plano.

Existe hospedagem realmente ilimitada?

É bastante comum encontrarmos hosts oferecendo recursos ilimitados tanto em relação ao espaço quanto em relação à banda de tráfego ou de transferência de dados. Embora essa oferta não seja uma mentira direta, o armazenamento “ilimitado” ou as transferências de dados “ilimitados” na prática não existe.

Todo servidor, assim como o seu próprio computador, possuem limitações que variam de acordo com o equipamento utilizado pelas empresas. O que ocorre é que os host alugam espaços extras em outros servidores para poder atender os clientes que possuem uma utilização maior e remanejam os recursos de quem usa menos para quem usa mais. Isso, além de ser prática normal, não é um problema pois toda essa administração é realizada de forma automática pelos softwares dos servidores e da empresa de hospedagem, permitindo que os host disponibilizem melhores recursos e serviços aos seus diversos níveis de clientes. O Plano Master da HostMeta, por exemplo, oferece taxa de transferência mensal ilimitada.

Lembrando apenas que, o espaço disponibilizado pelo host para o seu domínio, é relativo ao seu site e emails. Não é permitido que você utilize esse armazenamento como forma de backup pessoal, por exemplo.

Consulte sempre os termos de serviço do host ou converse com o atendimento ao cliente da empresa para saber exatamente o que você pode ou não armazenar no espaço contratado.

Photo by Christina Morillo from Pexels
Photo by Christina Morillo from Pexels

Linux Server x Windows Server

Atualmente o sistema Linux domina o mercado de hospedagem de sites. Hospedagens baseadas em Linux são bastante flexíveis, seguras e, geralmente, mais baratas do que hospedagens que utilizam o Windows como sistema operacional, principalmente pelos custos envolvidos com a licença do software da Microsoft.

Se o seu site ou sistema exigir as estruturas de script ASP, ASP.NET ou JAVA, por exemplo, ele precisará ser executado com o sistema operacional Windows Server, pois estas linguagens de programação não funcionam em Linux, pelo menos até o momento, elas funcionam apenas em ambiente baseado no Windows.

Agora que você conhece um pouco mais sobre Hospedagem de Sites, tem condições de escolher o host certo para o seu site e se ainda tiver dúvidas, temos um outro artigo aqui em nosso blog que fala mais sobre o assunto: https://www.hostmeta.com.br/precisamos-falar-sobre-hospedagem-de-sites/

E você sempre pode entrar em contato com nosso atendimento via email, chat online ou redes sociais.


Artigo traduzido e adaptado pela HostMeta do original, em inglês, publicado em: https://scoopempire.com/5-things-most-people-dont-know-about-web-hosting/

Compartilhe nosso conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp