Nosso amigo e parceiro Tarcisio Cavalcante da Hospedaria 42 escreveu um artigo muito interessante sobre um novo golpe que anda ameaçando usuários do WhatsApp, onde contas são clonadas e utilizadas para extorquir os contatos das vítimas.

Sim, a Hospedaria 42 é nosso concorrente, afinal ambos trabalhamos com hospedagem de sites, mas só porque atuamos na mesma área não significa que sejamos inimigos.. muito pelo contrário, somos bastante amigos e estamos sempre trocando informações, dicas e conhecimentos. Ele ainda possui um blog no portal Bem Paraná chamado Personal Nerd .. vale a pena conhecer.

Dá uma lida no que ele escreveu:

“Resumindo, o golpe funciona assim: um funcionário de alguma operadora de telefonia desativa a linha de telefone da vítima e reativa em outro chip, já de posse de outro membro da quadrilha. Com o número de celular ativado no novo chip, o fraudador abre o WhatsApp e tem acesso ao backup de contatos e conversas, já que na configuração padrão, a segurança do WhatsApp verifica a conta somente pelo número do telefone. Com acesso a esse valioso conteúdo, o fraudador dá uma lida e escolhe algumas vítimas. Até aqui veio a parte técnica, agora entra o golpe propriamente dito. Ele inventa uma desculpa qualquer e pede que amigos e familiares da vítima depositem urgentemente dinheiro numa conta que ele vai passar.

É um sistema complexo, mas algumas pessoas já caíram no golpe. É sempre bom redobrar a atenção para não cair nesse tipo de golpe (como aquele em que um bandido liga dizendo que sequestrou seu filho ou que você ganhou um prêmio), mas a dica de hoje do Personal Nerd é para você não deixar suas contas desprotegidas, evitando que invadam seu e-mail, Facebook, ou WhatsApp para roubar informações ou aplicar golpes.

WhatsApp

O WhatsApp lançou recentemente o sistema de verificação em duas etapas, oferecendo uma segurança adicional ao usuário, exigindo um código de acesso quando você registrar o número de telefone no WhatsApp novamente (quando trocar de aparelho ou quando um golpista clonar o seu número, por exemplo). Com esta verificação em duas etapas ativada, o golpe acima não funciona.

Facebook

Já faz algum tempo o Facebook, dono do WhatsApp, também tem o recurso de verificação em duas etapas. Evite que seu perfil seja invadido pelos trolls da internet.

No Facebook, o recurso é chamado de “Aprovações de login”. Acessando via computador, clique na seta das configurações de conta e no item “Configurações”.

Google/Gmail

É sempre bom evitar também que alguém acesse sua conta de e-mail, ou a conta do Google. Mesmo que alguém mal-intencionado saiba a sua senha, a verificação em duas etapas pode ajudar a proteger sua conta.

Sempre que sua conta é acessada em um novo computador, um código é enviado ao seu celular via SMS, mensagem de voz ou pelo aplicativo do Google. Também é possível ter uma chave de segurança num pendrive ou gerar códigos reserva para utilizar quando não tiver com o celular à mão.”

 

Clique no link a seguir para ver o post original com todas as dicas e informações: http://www.bemparana.com.br/personalnerd/proteja-suas-contas-na-internet-contra-golpes-e-hackers/