Os Benefícios do Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

mkt-digital

O Marketing Digital tem algumas características que permitem que pequenas e médias empresas tenham alto retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro na comunicação via Internet.

A Internet tem mudado radicalmente a forma com que as empresas podem encontrar e se comunicar com os seus clientes. Para fazer isso anteriormente, as empresas eram obrigadas a gastar grandes verbas para fazer propaganda através dos meios tradicionais, tais como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos, já que essas eram praticamente as únicas formas de alguém descobrir sobre a oferta de um produto ou serviço.

No entanto, as pessoas hoje estão expostas a muito mais opções de mídia, produtos e canais de informação, e ao mesmo tempo estão cada vez mais eficientes em ignorar propagandas invasivas ou irrelevantes. Além disso, quando querem comprar algo, os consumidores têm confiado na Internet como forma de ajuda na tomada de decisão, buscando mais informações sobre o produto ou empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros usuários e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais.

Isso tem feito com que qualquer propaganda só seja realmente efetiva quando gera valor real para o seu público, sendo relevante, precisa e baseada na permissão. O Marketing Digital tem algumas características que auxiliam nesta tarefa, permitindo que tenhamos alto retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro na comunicação via Internet.

O Marketing Digital

  • É mensurável: Conseguimos medir em detalhes os resultados de cada campanha e saber o que funciona e o que não funciona, e então continuar investindo nas coisas que dão melhor retorno;
  • É segmentável: Podemos promover ações com um foco muito maior, assim comunicamos e interagimos apenas com o público que tem interesse no que temos a oferecer;
  • Permite atração gratuita: Seja por meio de busca orgânica no Google ou de forma viral via email e redes sociais, é possível atrair potenciais clientes de forma gratuita e crescente para o seu site;
  • Permite a construção de uma audiência: Através da produção de conteúdo relevante, o Marketing Digital possibilita a construção de uma base (ex: emails cadastrados, assinantes de blog, seguidores no Twitter, etc.) que ao longo do tempo se torna um ativo de marketing fundamental para a empresa;
  • Tem ótimo custo-benefício: A combinação das quatro características acima faz com que o Marketing Digital permita que se atinja bons resultados mesmo a partir de baixos investimentos. Combinando a boa aplicação de recursos com ideias inteligentes e ajuda de boas ferramentas, o investimento na Internet tem muito mais retorno se comparado às mídias tradicionais.

Por todas essas características, diversas empresas têm experimentado excelentes resultados e, por consequência, têm investido cada vez mais no Marketing Digital.

No Brasil, o investimento nesse meio cresce a mais de 30% anualmente (fonte: IAB).
Para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), esses benefícios do Marketing Digital são ainda mais evidentes, já que em geral elas dispõem de poucos recursos para promover os seus produtos e serviços.

A Internet é o meio onde boas ideias (simples e objetivas) e uma boa execução têm muito mais valor do que o dinheiro. No entanto, muitos empreendedores e responsáveis pelo marketing das empresas ainda não tiram proveito desse potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas ou mesmo por terem receio da complexidade do meio.

A HostMeta, além de desenvolvimento e hospedagem de sites, também atua com Marketing Digital, em especial Google AdWords e Facebook Ads.

Entre em contato conosco, nós podemos ajudar a sua empresa a crescer.

 

————–

Este post foi escrito originalmente por Eric Santos CEO da Resultados Digitais.

Para ler o artigo original acesse: https://resultadosdigitais.com.br/blog/marketing-digital-pequenas-medias-empresas/

Compartilhe nosso conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
A equipe da HostMeta está disponível para ajuda-lo!
//
Suporte Técnico (Exclusivo para Clientes)
Lucas
Disponível
//
Atendimento (Dúvidas Gerais e Pré-Venda)
Julia
Disponível