Recebi por email da Prime Cursos, que é uma das empresas que assino a newsletter, um artigo realmente bem interessante. O email perguntava: “Deseja mudar algum hábito em sua vida?” e dizia o seguinte:

Você já parou para analisar os seus hábitos? E você sabe qual o motivo de realizar algumas tarefas, mesmo que automaticamente?

Por mais que imagine que está no controle do seu dia, fazendo planejamentos e tomando decisões, a verdade é que na maior parte do tempo você apenas está repetindo hábitos predeterminados.

Charles Duhigg, repórter do New York Times, destaca em seu livro ‘O Poder do Hábito’ a influência dos seus hábitos em quem você é e no que você é capaz de alcançar.

Segundo o autor, o segredo para mudar o que não funciona em sua vida é buscar entender como os hábitos funcionam. Sendo assim, é possível fazer qualquer coisa quando adotamos os hábitos certos.

Fui conferir o artigo no site da Prime Cursos e gostei tanto que vou fazer um resumo dele aqui.

Sobre os Hábitos

Os hábitos, suas ações rotineiras, são armazenadas em uma área do cérebro totalmente diferente do lobo temporal que é o responsável pela memória. Assim, é possível entender que nós aprendemos e tomamos decisões inconscientes sem a necessidade de nos lembrarmos sobre os acontecimentos que levaram àquela decisão ou aprendizado. Esse é o poder do hábito!

Nosso cérebro é uma máquina que está sempre buscando novas maneiras para automatizar rotinas e se esforçar menos com o objetivo de economizar energia. Um hábito funciona em 3 etapas:

  • Gatilho: alguma coisa acontece e seu cérebro considera este gatilho como um chamado para entrar no modo automático e escolher qual rotina usar;
  • Rotina: é uma ação física, mental ou emocional que é acionada automaticamente pelo gatilho;
  • Recompensa: um estímulo positivo ocorre, que avisa seu cérebro que aquela rotina funciona e por isso deve ser armazenada.

Entendendo os gatilhos e as recompensas, é possível alterar, adaptar e até criar novas rotinas.

Mudança de Hábito

Assim que for possível compreender o objetivo dos hábitos em nossas vidas, nosso obstáculo principal é transformá-los de acordo com o que queremos. Então, par ajudar, siga os passos abaixo para criar hábitos saudáveis:

  1. Identifique a rotina: não importa se sua rotina é óbvia ou inconsciente, o ideal é que você saiba analisar seus comportamentos e planejar como mudá-los, então primeiro é preciso reconhecer o que você deseja mudar;
  2. Experimente recompensas diferentes: caso você não consiga substituir hábitos ruins por novas rotinas, é importante aprender a experimentar novas recompensas
  3. Isole o gatilho: é importante entender o gatilho mais profundamente, mesmo após descobrir qual recompensa satisfaz aquele gatilho. Os principais gatilhos tendem a ser sempre associados a 5 categorias principais: um lugar, um horário, um estado emocional, outras pessoas.
  4. Crie um plano: após entender os 3 principais componentes do hábito, será mais fácil planejar uma nova rotina que lhe proporciona a mesma recompensa para o mesmo hábito. Fique atento até que o gatilho apareça, e aja de acordo com o plano. Se funcionar e você tiver foco e força de vontade para sempre repetir este novo condicionamento, você conseguirá transformar seus hábitos.

De acordo com o autor, não é tão fácil mudar um hábito, mas existe um método e é possível quando realmente se deseja algo.

Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.
Charles Duhigg

 

 

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