O significado de “ser social” diz respeito ao viver em sociedade. Dessa forma, podemos compreender o porquê de muitas estratégias em redes sociais muitas vezes falhar naquele quesito que deveria ser o mais importante: a relação com as pessoas.

Se uma rede social é composta de pessoas, já sabemos que para atingir o fator relevância em uma estratégia, uma marca deverá criar atributos para aproximar mais o seu conteúdo das pessoas, ou melhor, dizendo, do público ao qual interessa atingir.

Por isso que o conjunto de ações realizadas através dos canais sociais não deve ser realizado com o intuito de aumentar apenas as vendas da empresa e sim, para ajudar na promoção da marca através de ações que
possam aumentar a divulgação da empresa e ainda o engajamento do seu público-alvo com a marca.

Através das redes sociais, as empresas podem se relacionar com o público. Podem ainda solucionar dúvidas sobre produtos, reclamações, sugestões e ainda interagir com a sua audiência.

Quais tipos de ações podem ser realizados com as redes e mídias sociais?

Publicidade paga

Boa parte das redes sociais permite ações publicitárias pagas. Dentre elas, as mais comuns são o Facebook e o Youtube. Essas redes possuem características e peculiaridades diferentes, que facilita que as empresas
possam criar seus próprios anúncios através das interações recebidas. Em alguns casos, como os blogs e o Twitter, as empresas ainda podem pagar para que usuários famosos e conhecidos façam citações sobre as marcas, são os famosos posts pagos.

Divulgação de promoções e produtos

Essa é uma prática muito utilizada por micro e pequenas empresas. Este tipo de ação se caracteriza principalmente pela divulgação direta de produtos ou de promoções realizadas dentro ou fora da internet.
Muitas empresas fazem a divulgação dos seus produtos de uma forma muito direta, com fotos e descrições dentro das redes sociais, e aumentar assim o engajamento e as interações.

Quais tipos de ações podem ser realizados com as redes e mídias sociais ?

Pós-vendas e engajamento dos clientes

Uma ótima forma com que você pode manter os seus clientes engajados e felizes depois da compra é através de um contínuo engajamento do cliente nas mídias sociais. O maior e melhor resultado para a sua empresa (depois de colaboradores dedicados) possivelmente são clientes felizes.

E as mídias sociais são os canais perfeitos para mantê-los felizes, suplementar o engajamento e ainda oferecer suporte interno ao cliente. Usar e abusar das redes sociais são uma ótima maneira de levar os seus momentos de encanto um passo adiante – e estabelecer micro interações com os seus compradores que pode durar uma vida inteira.

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Texto extraído do e-book “Guia definitivo do Marketing Digital para micro e pequena empresas” desenvolvido pelo SEBRAE – SC