No momento da configuração de uma nova conta de email em seu programa favorito (Outlook, Windows Live Mail, Thunderbir, Incredimail, etc.) é necessário informar alguns dados importantes, como as portas e protocolos de utilização para envio e recebimento de emails.

Se o seu site estiver hospedado na HostMeta você pode configurar seu programa da seguinte forma:

Para Envio:

  • Protocolo SMTP
  • Porta 587
  • Endereço: mail.seudominio.com.br

*altere onde está escrito seudominio.com.br para o endereço do seu site

Até o final do ano passado a porta padrão de envio de emails era a “25” (sem aspas). Se você está experimentando problemas para enviar emails altere a porta para “587” (sem aspas). Isso deverá resolver a questão. Esta alteração foi recomendada pelo Comitê Gestor da Internet já em 2009, porém a efetivação e o bloqueio da porta 25 só está acontecendo, efetivamente, agora.

Para Recebimento:

  • Protocolo POP3
  • Porta 110
  • Endereço: mail.seudominio.com.br

*altere onde está escrito seudominio.com.br para o endereço do seu site

 

ATENÇÃO!!

Desde o último sábado  (09/02) estamos enfrentando alguns problemas com clientes da operadora NET para o recebimento de emails. Ao que parece a operadora bloqueou a porta padrão do POP3, a porta 110. Até o momento esta informação ainda não foi confirmada, porém, se este for o seu caso, altere a porta de 110 para “995” (sem aspas) e marque a opção “Este servidor exige uma conexão segura (SSL)”. Teste novamente o recebimento. O seu programa poderá abrir uma janela informando sobre o Certificado de Segurança, autorize-o.

Se essa informação ajudou-o a resolver seu problema, ou se você tem alguma informação/configuração adicional a esta matéria, ou ainda se continua tendo problemas,  Comente a matéria..